Nossa história
Movido por um forte sentimento de religiosidade, um grupo de moradores do bairro da Divinéia, em 1992, sob a marcante liderança de dona Zuzu, buscava um espaço apropriado para construção de uma Igreja Católica, percorrendo as residências com o intuito de angariar fundos.
Nessa ocasião, surge uma especial figura humana, o senhor Manoel Arteiro que se envolveu de corpo e alma nesse projeto. Conseguindo o engajamento da Igreja, através da Paróquia da COHAB, além do apoio da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro (Hospital Português), visando criar um Centro Comunitário.


Inicialmente foi oferecido atendimento ginecológico, obstétrico e pediátrico, com especial dedicação do Dr. Orlando Araújo. Em seguida, foi instalado um gabinete odontológico patrocinado pela Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, com a participação voluntária, na ocasião, da Drª Lêda Frazão. Atualmente contamos com a participação da Drª Valéria Malta, odontóloga contratada pela Instituição, além do apoio da Faculdade de Odontologia da UNDB. Com a assistência odontológica continuada, envolvendo aplicação de flúor, técnicas de escovação e palestras educativas, tem-se obtido uma redução drástica de cáries dentárias.

A aprovação do Estatuto e de outras formalidades do Instituto Beneficiente Áurea Faria ocorre em 1996 sob a condução do Dr. Júlio Gomes Filho, jurista e membro da diretoria. Posteriormente, o Instintuto tornou-se uma Entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual.
Em 1997, foi criado um curso noturno de alfabetização para adultos, sob a orientação da professora Maria Raimunda Fragas dos Anjos. O curso perdurou por dois anos, tornando-se o embrião da Escola de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, que ostenta o nome de um exemplar educador - Dr. Luiz Pinho Rodrigues.
Atualmente, a escola conta com 354 alunos matriculados, com acesso à merenda escolar, com distribuição de livros didáticos e paradidáticos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, além da assistência pedagógica do Colégio Dom Bosco.


Ainda em 1997, a Fundação Roncaly do Canadá viabilizou o projeto de uma biblioteca com acervo de 500 livros de literatura infantil, que tem progredido com a aquisição de mais exemplares, e a giroteca que conta com 1500 livros. É visível o progresso dessas crianças na leitura e na escrita
Com a crescente procura por vagas na escola, foi adquirido um terreno onde foi construída a sede definitiva da Escola, inaugurada em 2019, com o apoio financeiro da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro. A Escola conta ainda com um Ginásio Poliesportivo, “Comendador Abraão Valinhas”, reduto das atividades lúdicas dos nossos alunos.

O Instituto pretende sempre mobilizar e sensibilizar todos os segmentos da sociedade para apoiar este projeto. Afinal, neste país pródigo de contrastes sociais gritantes, o cidadão não pode omitir-se, ignorar o que o cerca, postar-se à margem como expectador passivo da deterioração social.
As crianças, que hoje são atendidas por esse projeto, na sua maioria, ficavam nas ruas, expostas a um ambiente permissivo, no limiar da exclusão social.

Por último, uma menção à senhora Áurea Faria homenageada com o nome do Instituto, por se tratar de uma mulher carismática, corajosa, determinada, dotada de um elevado espírito altruísta, de um sorriso contagiante, que amou este país que a acolheu, que amou a vida e a família. Amou e respeitou o próximo.

